QUICKSTEP
Teve origem nos Estados Unidos da América, nos finais do século XIX.
O Quickstep que como o próprio nome indica é uma dança rápida, começou por ser uma versão com um ritmo mais acelerado do foxtrot, com uma mistura de charleston e influência musical do jazz.
Historicamente, o Quickstep resulta da evolução de duas danças, o boston e one step, que surgiram ambas nos recintos de dança da América com a chegada da música de ragtime e jazz, em finais do século XIX. Essa música teve um efeito profundo nos estilos de dança social. Os bailarinos voltaram as costas às danças baseadas nas cinco posições do ballet, durante as quais toda a gente dançava a mesma sequência, e adoptaram aquelas em que se usavam os passos normais de quem anda.
O Quickstep é uma dança baseada em passos andantes e chassés que encaixam facilmente na música escrita em compasso quaternário e um ritmo rápido e cheio de pulinhos. A música é alegre e de tempo fraco, permitindo que o dançarino se desloque descontraidamente em redor da pista de dança.
SLOWFOX
Esta dança começou em Nova Iorque, em 1913.
O Slowfox ou Slowfoxtrot resulta de algumas mudanças do foxtrot efectuadas em Inglaterra. O estilo nasce quando Harry Fox, um artista de musicais, executou um pequeno trote que agradou aos professores de dança social dos salões americanos. A popularidade da dança está na sua versatilidade e variação rítmica e atingiu a sua época dourada nos anos 30.
É dançado com o contacto do corpo do par, numa posição semi-fechada. O homem coloca-se frente à mulher ligeiramente à esquerda. A mão direita da senhora une com a mão esquerda do homem ao nível dos olhos. O homem coloca a mão direita na omoplata da senhora, enquanto esta descansa facilmente o seu braço esquerdo no direito dele. No conjunto o par deverá ter uma postura robusta mas ao mesmo tempo um pouco relaxada e ausente de tensão ou stress.
TANGO
É frequente dizer-se que os bailarinos de tango devem caminhar na pista de dança como se fossem felinos. A subtileza, a elegância, a manha e a destreza do " andar de gato" que caracteriza os bons bailarinos de tango realça o entendimento do par e a delicadeza dos seus movimentos.
No tango europeu, que segue o estilo idealizado em França o cavalheiro apenas conduz a dama pelo salão, seguindo a marcação da música, quase a marchar e com muitos movimentos de cabeça para os lados. Já o argentino compreende alguns rodopios e malabarismos com as pernas, chamadas de corte.
O Tango nasceu nos finais do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis. O Tango surgiu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de diferentes proveniências, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires, Argentina. O povo encarregava-se de improvisar letras picantes e bem-humoradas para as músicas.
Por volta de 1910, o tango foi levado para Paris. A sociedade parisiense, precursora na modernidade, valorizava muito as artes e era ávida por novidades e exotismos e a partir daí o Tango espalhou-se por todo o mundo. Pela sua forte sensualidade, foi considerado impróprio a ambientes familiares. O ritmo herdou algumas características de outras danças de casais, como as corridas e quebradas da habanera, mas aproximou o par e acrescentou grande variedade de passos. Os dançarinos mais exímios compraziam-se a combiná-los e a inventar outros. Foi admitido nos salões, mas abdicou das coreografias mais extravagantes e evitou posturas sugestivas de uma intimidade considerada indecente.
A música do Tango resulta de uma fusão de vários estilos africanos e europeus. A partir de 1920, tanto a música como a letra assumiram um tom melancólico, tendo como principais temas os tropeços da vida e os desenganos amorosos. O Tango é tocado com flauta, guitarra, violino e acordeão.
VALSA INGLESA
A Valsa Inglesa ganhou importância após a primeira guerra mundial, tendo-se iniciado em Boston.
Na Valsa as figuras básicas usadas na construção da coreografia baseiam-se num esquema em diagonal que resulta numa progressão suave e lenta em volta da pista de dança, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
A Valsa Inglesa é uma variação mais lenta da valsa vianense, mantendo o compasso 3/4. Baseia-se em movimentos e deslocamentos de rotação e translação.
VALSA VIENENSE
Os acordes da valsa trazem frequentemente à memória as recordações felizes e românticas das noites de Verão. Por associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.
A Valsa começou por ser uma antiga dança de folclore austríaco e do sul da Alemanha. Quando foi introduzida na Inglaterra, no início do século XIX, escandalizou a sociedade. Houve grande reprovação por parte das gerações mais velhas, embora constasse que a rainha Vitória era uma dançarina de salão especialista em Valsa.
Quando a Valsa chegou a Viena, no século XIX, alguns compositores escreveram centenas de músicas que são ainda hoje mundialmente famosas, tal como o Danúbio Azul. A Valsa foi introduzida em Paris em 1775 e foi aí que adoptou a designação de Valsa Vianense. Era sobretudo dançada pela nobreza, por diversão em ocasiões festivas.
A Valsa Vianense exige ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo. O primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém, elevando-se nas pontas dos pés durante os segundos e terceiros tempos do compasso da música.